sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Informar, Aconselhar e Desmistificar

O Nutricionista é um elo de ligação fundamental entre a divulgação científica e o público, seja este o seu paciente no consultório, sejam os consumidores que todos os dias enchem os seus carrinhos de supermercado ou param no café para lanchar e descontrair...

Assim, a sua função é:
  • descodificar a informação científica;

  • avaliar a qualidade e veracidade desta;

  • "filtrar" a informação que realmente interessa a cada pessoa;

  • eclarecer dúvidas que surgem com a incrível variedade da oferta alimentar de hoje.

Em suma, estamos cá para transmitir o conhecimento científico de forma clara e acessível a todos para melhorar a sua qualidade de vida e mudar aqueles hábitos alimentares que afectam a sua saúde!

Quando um nutricionista comunica sobre alimentação e ciência, deve ter consciência de que a sua mensagem tem credibilidade perante as pessoas, como especialista em alimentação que é. Portanto, este deve ter a precupação de transmitir factos científicos comprovados e verdadeiros, sem nunca entrar em contradição, o que acaba por baralhar o público!

Nós, profissionais da alimentação e da saúde em geral, não devemos "dar a cara" por campanhas publicitárias que tentam dissimular a ideia de alimentação saudável através de estudos científicos que provam coisas que o consumidor não sabe muito bem o que são, mas que acaba por confiar!!! E aí surge a grande responsabilidade do Nutricionista - a de esclarecer ao consumidor o que lhe é apresentado através da publicidade, e a partir daí guiá-lo nas suas escolhas e ensiná-lo a não se iludir facilmente com promessas e alimentos milagrosos.

Sem comentários: